Dicas de
Churrasco
Vegetal, Lenha e Nó de Pinho para lareiras, fornos e fogões.
Todos os produtos são produzidos a partir da extração da lenha da Acácia
Negra, a partir de reflorestamento.
Passo 1
Para começar o churrasco, o fogo deve estar estável, sem fumaça ou labaredas altas. Uma dica para evitar a defumação é reservar as cinzas do churrasco anterior e, caso o fogo suba demais, espalhá-las sobre o carvão.
Passo 2
Faça o fogo de um lado da churrasqueira. Assim você terá o outro lado com temperatura mais baixa para deixar algumas carnes assando mais lentamente.
Passo 3
A carne que vai ser assada não deve estar congelada. Se estiver, deve ser descongelada antes de assar.
Passo 4
O melhor – e único – tempero para o churrasco é o bom e velho sal grosso. Mas atenção: espalhe-o sobre todo o pedaço de carne apenas 5 minutos antes de assar. Se colocado muito antes, o sal pode desidratar a carne. E não se esqueça de bater o excesso!
Passo 5
Posicione o espeto a cerca de 40cm do fogo, para que a carne asse no tempo certo e sem ressecar.
Passo 6
Comece a assar com a gordura virada para cima. Assim, ela vai derreter e deixar a carne mais molhadinha. Quando a parte de baixo estiver dourada, vire a gordura para o fogo e deixe assar lentamente.
Passo 7
Caso preferir usar uma grelha, nunca fure a carne para virar. Isso faz com que ela perca os preciosos sucos, que a deixam molhadinha e saborosa. Use um pegador de massa, e não um garfo.
Passo 8
Quando achar que a carne está pronta, retire a do fogo e corte uma lasca para testar o ponto. Também é conveniente perguntar às pessoas como gostam do ponto da carne.
Passo 9
Não tenha pressa. Além de pouca gente gostar de churrasco com “boi berrando”, é preciso respeitar o tempo de corte, evitando acelerar ou retardar o processo.
Passo 10
Ao retirar a carne do fogo, corte-as em fatias finas. Isso realça o sabor da carne, além de mantê-la quentinha no espeto até as pessoas se servirem mais.